slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

9 dicas para proteger seu computador contra vírus – PG Informática

padrão

Usamos o computador para muitas tarefas que contém informações pessoais e as vezes, por falta de atenção ou de informação, sofremos ataques de vírus ou malwares que podem ser evitados de maneira simples. Confira 9 dicas para  proteger  seu computador contra vírus

Se após visitar um site, clicar em algum link , abrir um anexo ou executar um programa  o seu computador ficar mais lento que o normal, travar com frequência, reiniciar sozinho, unidades ficarem inacessíveis, menus alterados, aplicativos não funcionarem corretamente entre outras anormalidades, pode ser sinal de infecção.

Para descobrir se é um vírus ou evitar infecções confira as dicas:

1-      Tenha um Antivírus sempre atualizado

melhores-antivirus-620x433

O antivírus é o primeiro passo e um dos principais programas para manter seu computador protegido, é possível encontrar versões gratuitas como o AVG e Avast. Quando um vírus conhecido entra em ação o antivírus avisa o usuário e o elimina do sistema. Por isso é essencial manter o seu antivírus sempre atualizado para a ferramenta identificar e removar as ameaças mais recentes.

2-      Tenha um Anti-malware sempre atualizado

anti-malware

Assim como o antivírus, os anti malwares e spywares executam varreduras para eliminar as ameaças  com o intuito de recolher suas informações. Eu recomendo a versão gratuita do Malwarebytes, também é essencial mantê-lo sempre atualizado.

3-      Tenha um firewall.

Top-5-free-firewall-for-Windows

São programas que fazem a checagem das informações vindas da internet e ajudam a impedir que malwares, worms e hackers obtenhas acesso ao seu computador. O AVG possui um firewaal gratuito e o próprio Windows oferece um programa firewall que já vem integrado ao sistema.

4-      Mantenha o seu sistema operacional atualizado

windows-1

Manter o seu sistema sempre atualizado elimina brechas de segurança melhorando sua proteção online. No Windows as atualizações podem ser configuradas para serem realizadas automaticamente.

5-      Cuidado com links suspeitos

vírus

Seja em e-mail, site ou rede social evite clicar em links desconhecidos. É essencial saber onde está clicando para não ser pego por um link malicioso e infectar seu computador. Caso suspeite de algum link faça uma pesquisa no google sobre o tema para encontrar um link seguro.

6-      Cuidado com downloads

downloading-virus

O download é uma das principais formas de infectar um computador e por isso é necessária atenção dobrada na hora de baixar um arquivo. Em torrents, procure saber a fonte e leia os comentários antes de baixar qualquer arquivo. Em sites fique muito atento para não cair em pegadinhas e pesquise para saber se o site é confiável. Faça uma varredura com o antivírus e o anti-malware após baixar o arquivo.

7-      Evite instalar softwares suspeitos

internet-spam

Além dos cuidados com os downloads é necessário saber o que está sendo instalado no seu computador. Antes de instalar qualquer coisa pesquise avaliações dos usuários, suspeite também de pedidos de atualização de players de vídeos e plug-ins, pode ser uma falsa atualização. Mantenha sempre atualizados programas como Flash e Java para evitar esse problema.

8-      Cuidado com sites de bancos

cartao-de-credito-teclado-e-commerce-comercio-eletronico-1337210064420_956x500

Fique muito atento quando for acessar a página do seu banco, confira o link e o visual do site, se você notar alguma diferença pode ser que esteja acessando um site falso.

9-      Cuidado com senhas e dados pessoais

6818192898_c132e81824_z

Procure criar senhas fortes e diferentes para cada serviço que utilizar. Evite dar dados importantes por e-mail ou sites desconhecidos e nunca deixe sua senha armazenada em um computador público ou compartilhado. É recomendável sempre que possível limpar o histórico do seu navegador.

Essas dicas são básicas e essenciais para manter o seu computador protegido porém nem sempre conseguimos nos proteger totalmente ou remover um vírus, caso seja necessário conheça a PG informática:

folder

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: Segurança Online UOL, Techtudo e Microsoft

Comentários

comments

10 anos de Assistência Técnica de Computadores e Notebooks, consulte o site paulogaliza.com.br