slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

A Árvore da Mentira – Resenha de Casal

a arvore da mentira

A Árvore da Mentira é o sétimo romance da escritora Frances Hardinge e mistura fantasia, romance policial e horror. Confira nossa resenha completa.

O livro começou de forma cansativa e demorou um pouco para engatar para mim. Porém, toda a introdução, apesar de longa, é necessária para a familiarização dos personagens e da época em que a história acontece.

A Árvore da Mentira

A Árvore da Mentira se passa no século XIX, pouco tempo depois da publicação de A Origem das Espécies de Charles Darwin. Nesse ambiente, a ciência e religião estão ainda muito ligadas, a maioria dos naturalistas e estudiosos são também reverendos. E existe uma quebra de ideologias entre criacionismo e evolucionismo.

“A Bíblia não mentia. Todo bom cientista temente de Deus sabia disso. Mas rochas e fósseis e ossos também não mentiam, e começava a parecer que eles não contavam a mesma história.”

Faith, nossa protagonista, é filha de um Reverendo e Naturalista que tenta provar o criacionismo através da ciência. A menina vive a passagem da infância para a fase adulta, com uma sede de conhecimento que não é bem vista pela sociedade.

“[…]Mas não bastava. Toda informação – qualquer uma – chamava Faith, e havia um prazer delicioso, venenoso, em roubá-la sem ser vista. “

A Árvore da Mentira

A família se muda para uma pequena ilha em Vane, onde o pai de Faith é encontrado morto de forma obscura. Faith determinada a solucionar a morte do pai, enfrentará mistérios que ninguém pode imaginar, uma busca que pode se tornar mais fácil ou mais difícil considerando o fato de que ela é uma mulher.

“Os livros do pai abriram-se ao seu toque muito facilmente. Os diários não se retraíram perante seu olhar feminino. Contudo, parecia-lhe que a ciência a tinha pesado, rotulado e descoberto uma fraqueza. A ciência decretara que ela não podia ser inteligente…E que se por algum motivo fosse, era sinal de que havia algo de muito errado com ela.”

Entre os estudo do pai, Faith descobre uma estranha planta, que alimenta-se de mentiras e pode lhe mostrar verdades que ninguém mais pode.

“Que segredo desconhecido dos homens eu realmente gostaria de descobrir?”

_MG_9701

O romance é bem atual e mostra de forma simples o papel da mulher, considerada menos inteligente por ter o crânio menor. A Árvore da Mentira nos diz muito sobre o poder da mentira e manipulação e como a busca por conhecimento, assim como a verdade, podem ser devastadoras.

“E foi isso. Uma lâmpada com uma vela dentro foi tomada, e então Lambent abriu caminho túnel adentro, seguido pelo reverendo, por tio Miles e até pelo pequeno Howard, agarrado à manga do casaco do tio. As senhoras ficaram para trás, para que alguém tomasse conta. Faith sentiu como se batessem a porta na cara dela. “

“[…]Uma pessoa boa não sentiria o que eu sinto. Sou má, e mentirosa e cheia de raiva. Não posso ser salva.”

E é nesse turbilhão de sentimentos, horror e muito conhecimento que a história se desdobra. O livro é um suspense inteligente e sedutor. Não é um livro assustador (você não precisa colocar ele no freezer), mas a busca por respostas pode te fazer perder o sono.

“[…]Aquilo era um vício, ela sabia. Aquilo era algo a que sempre se entregava, embora nunca o fizesse. Aquilo era o oposto de Faith, como o mundo a conhecia. A Faith boa menina, a pessoa firme. Confiável, plana, fiel.”

celebrity inspired dresses

A escrita é fácil e o acabamento gráfico está lindo. É um bom livro para agarrar nesse frio e ficar embaixo do cobertor. A leitura vale a pena e a gente recomenda. Leiam A Árvore da Mentira.

Escolha uma mentira em que as pessoas queiram acreditar, era o que estava escrito logo abaixo. Elas vão agarrar-se a ela, ainda que seja provado que é falsa perante os olhos delas. Se alguém tentar mostra-lhes a verdade, as pessoas vão se virar contra este e lutar com unhas e dentes.”

_MG_9704

 Sinopse

Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas. Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua filha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive. Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas. Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais. Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de Canção do Cuco, promete arrebatá-lo do começo ao fim.

_MG_9702

_MG_9706

Autora: Frances Hardinge
Tradução: Caio Pereira
Editora: Novo Século
Páginas: 302
Preço Médio: R$39,90

Onde Comprar

Já leram esse ou outros livros da autora? Curtiu A Árvore da Mentira? Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.