slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

A História da MTV Brasil

A história da emissora que foi uma escola de música e deixou saudades, MTV Brasil!

Color_bar_MTV_Brasil

Eu não era nem nascido quando nascia em 1981 nos EUA o inovador canal que tocava música 24 horas por dia, a MTV. 9 anos depois, mais precisamente em 20 de outubro de 1990 surgia por aqui a primeira rede de televisão aberta segmentada, a MTV Brasil, fundada pelo Grupo Abril e a MTV networks.

mtv-vjs-antigos

Já ouviram falar da Rede Tupi, a primeira emissora de televisão da América Latina ? Pois é,  a sede da MTV Brasil ficava onde anteriormente era a sede da Rede Tupi, na Avenida Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré e ao lado se encontra a famosa padaria Real.

Sem dúvida a MTV Brasil foi a maior rede jovem do nosso país, me lembro de colocar um bombril na antena e sintonizar o canal 32 UHF aqui em São Paulo para curtir os clipes das minhas bandas preferidas, programas de nichos musicais e jornalísticos. E se hoje eu gosto de Rock – principalmente nacional – a culpa da MTV!

Se você tinha entre 12 e 35 – e ainda deve estar dentro desse target – certamente  curtiu  algum programa da MTV que foi de programas segmentados como Fúria Metal, Lado B , YO! até reality shows e programas não tão musicais mas que eram de interesse dos jovens.

trofeu-entregue-na-premiacao-da-mtv-no-vmb---video-music-brasil-2010-1284605483272_300x230

O programa que fez parte da minha história e era um grande evento  anual a ser gravado em fita VHS para curtir os shows depois era o Video Music Brasil – VMB, a famosa versão nacional do Video Music Awards.

Me lembro bem da Marisa Orth em 1995 apresentando o primeiro prêmio e a estatueta de cachorro. Shows dos Titãs, Skank, O Rappa e Marcelo D2, Charlie Brown Jr e Raimundos entre tantos outros marcaram a minha adolescência.

Disk_MTV_logo

Outro programa muito popular da MTV Brasil foi o DiskMTV, por lá passaram nomes como  Sabrina Parlatore,  Sarah Oliveira e Luisa Micheletti. Em um tempo onde não se tinha youtube e banda larga e os clipes ainda pertenciam a televisão, aposto que você ficava ansioso esperando para ver se o clipe do seu artista preferido  foi bem votado e entrou na programação. Sinto lhe informar mas o ex-diretor de programação da MTV Brasil Zico Góes, afirmou em entrevista que as votações do programa Disk MTV eram manipuladas pela emissora, rs.

Eu me considero um privilegiado de ter vencido o concurso Halls Contrata – Uma ação da Halls que criou uma agência de empregos cool – e de ter estado nos últimos dias da MTV Brasil pelos corredores da emissora e sentido o gostinho de ser VJ – video-jockeys  ou”anfitriões” dos programas – apresentando um bloco do que antes era o Disk MTV, o Top 10, além de ter feito uma espécie de reality mostrando o meu treinamento durante a semana que estive por lá fazendo parte dessa história.

Melhor do que falar é mostrar, está tudo registrado ai ó:

Outro momento sensacional dessa minha passagem pela MTV Brasil foi conhecer o pessoal do Hermes e Renato – incluindo o Fausto – e já fiz um POST sobre isso contando toda a história de um dos melhores grupos de humor do país.

Sempre gostei de animações e achava fod* Beavis e Butt-Head e depois curti também a produção nacional Fudêncio e Seus Amigos que era sensacional.

adnet_jf_diorio

Destaque também para o 15 minutos com Marcelo Adnet, A MTV Brasil sabia que o videoclipe não lhe pertencia mais e criou um programa de humor de apenas 15 minutos MUITO BOM e daí adiante focou sua programação na comédia.

É certo que a emissora perdeu um pouco da sua credibilidade que sofreu um processo de “caretização” ao apoiar o infantil “Happy Rock” afinal depois de tanto som bom que rolou por lá emissora era difícil de engolir isso, ainda bem que não virou sertanejo universitário, rs. Falando nisso, ainda na minha passagem pela MTV, anteriormente tive o prazer de cobrir o último RockGol de sua história e também está registrado para a posteridade:

A MTV Brasil passou por problemas financeiros desde o final de 2009, quando começou a perder seu faturamento. O problema se agravou em 2012 e infelizmente a programação foi finalizada no dia 30 de setembro de 2013 e a marca  devolvida  para a Viacom. Em seus momentos finais a MTV Brasil teve programas geniais como o Último programa do Mundo, produzido pela TV Quase e na festa de encerramento  a ex-VJ Cuca Lazarotto apresentou o último videoclipe – “Maracatu Atômico” da banda Chico Science & Nação Zumbi , possivelmente como forma até mesmo de auto-afirmação do nome Brasil que compunha seu nome. A também ex-VJ Astrid Fontenelle encerrou a programação, uma vez que foi a mesma quem abriu as transmissões há quase 23 anos atrás, encerrando-se assim, o ciclo de transmissões da MTV Brasil do Grupo Abril de Televisão

Para matar toda sua curiosidade um vídeo bem legal dos ex VJS Chuck Hipolitho & Gaía Passarelli contando essa história em apenas 3 minutos

E você, também tem saudade da MTV brasil?

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: wikipedia e Gato & Gata

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!

Tags: ,