slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

A História do Skate

skateslide

Conheça a história de um dos esportes mais praticados no mundo, o Skate.

SkateNYC-Skateboard-02

Os surfistas da Califórnia no início da década de 60, em uma época de maré baixa na região resolveram levar as pranchas para o asfalto colocando quatro rodinhas em uma tábua, e assim nasceu o Skate.

Certamente você que não é skatista também já tentou dar um Rolê e sabe que a sensação é muito boa. Além de ser um esporte radical é um estilo de vida que dita moda, música e comportamento, não precisa ser skatista para estar envolvido com a cultura do skate, é provável que alguma peça de roupa que você utiliza, gírias que diz ou música que escuta tenha vindo desse universo.

Stacy_Peralta

Tudo isso graças aos lendários Z-Boys que surgiram nos anos 70 fazendo manobras de surf sobre os skates e também graças ao norte – americano Frank Nasworthy que inventou as rodinhas de uretano deixando o skate mais leve.

Eles andavam em piscinas vazias e inventavam novas manobras até que em 79, Alan Gelfand inventou o Flatground Ollie – pular obstáculos elevados, a base de qualquer manobra. A partir disso o skate nunca mais foi o mesmo.

Rodney_Mullen-2

Nos anos 80 surge na modalidade freestyle – manobras em sequência, geralmente no chão – o revolucionário Rodney Mullen. Se liga nas manobras que ele desenvolveu:  kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial,nollie flip underflip, primo, reemo, varial flip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip etc. Por essas e outras que Mullen foi diversas vezes campeão mundial e chegou a ser considerado o melhor skatista do mundo na sua modalidade.

640px-Skater_Tony_Hawk

Outro mito, na modalidade vertical – a famosa pista em U – , é o Tony Hawk. Ele ultrapassava os limites de dificuldade e criatividade no half-pipe e certamente você já se divertiu com algum jogo de videogame da franquia que leva o seu nome. Vale dizer que Lincon Ueda despontava o Brasil no cenário mundial do skate faturando o Quarto lugar na competição de  Münster, na Alemanha.

Bob_Burnquist

Nos anos 90 tivemos a última grande revolução do skate, o switchstance vertical, técnica de se praticar skate com a base trocada. E o responsável por isso é nada mais, nada menos que o Brasileiro Bob Burnquist. Bob também foi o primeiro skatista brasileiro a vencer uma etapa do campeonato mundial de skate vertical, em Vancouver, no Canadá, no ano de 1995.

Será que teremos mais alguma revolução? Só pela curiosidade, talvez De Volta Para o Futuro estivesse certo, o hoverboard  – Skate sem rodinhas – tem um monte de projetos por ai, um deles projetado pela startup Arx Pax, da Califórnia, se liga:

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: wikipedia

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!