slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Alergia Respiratória

Cerca de um terço da população possui algum tipo de alergia, doença que ainda é cercada de tabus e pode ser evitada com conhecimento. Conheça os sintomas, causas e tratamentos da alergia respiratória ( Rinite, Sinusite e Asma)

Alergia Respiratória

Eu tenho o combo Asma, rinite e sinusite e sei como é punk, rs. Certamente você tem ou conhece alguém que tem alergia, que vive espirrando sem motivo aparente. Pois é, isso porque o organismo apresenta uma resposta imunológica exagerada à agentes externos que em teoria não ameaçam o corpo, o famoso alérgeno. Essa reação libera a histamina, o anticorpo que provoca coceiras e espirros.

É ai que você espirra sem parar e sente coceira, coriza e obstrução nasal, podendo também ter tosse, dor na face, olhos e garganta irritados, dor e chiado no peito e falta de ar.

Os Alérgenos podem ser pó, ácaros, cheiros (perfume, tinta, cigarro, etc.), frio (mudanças de tempo), mofo, fungos, veneno de insetos, flores, poluição atmosférica, pêlos e saliva de animais, alimentos e até o stress pode desencadear uma crise. É necessário fazer um exame de sangue e de contato para verificar o que te dá alergia.

Agora que você já sabe identificar se tem alergia vamos dar nome as doenças

Asma:

asma1

Para mim é uma das piores alergias pois é a mais é cercada de tabus. Se trata de uma doença crônica das vias respiratórias e provoca falta de ar, dor no peito, chiado e cansaço. Popularmente conhecida como Bronquite – que é a mesma coisa que Asma – acomete cerca de 10% da população mundial. Quem tem já deve ter escutado centenas de simpatias e receitas caseiras além do constrangimento de ouvir que é frescura ou algum problema emocional. A verdade é que a Asma pode inclusive matar e o primeiro passo para trata-la é se afastar ao máximo da causa da alergia com controle ambiental para depois iniciar um tratamento com medicamentos para reduzir a inflamação e controlar os sintomas, falaremos mais adiante sobre prevenção e tratamentos.

Rinite:

mullher-espirro-alergia-gripe-20110909-size-598

Se parece muito com um resfriado ou gripe mas não acompanha febre e não é infecciosa, são as tais coceiras no nariz, espirros repetidos, coriza e obstrução nasal que podem se prolongar por meses ou anos se não tratada e se complicar podendo ocasionar sinusites, amigdalites ou faringites, inflamações do ouvido repetidas, aumento (hipertrofia) das adenoides e asma.

Sinusite:

mulher-sinusite

 É a inflamação da mucosa que reveste os seios da face causando dor de cabeça, sensação de peso facial, congestão, secreção nasal purulenta e tosse.

Todas as doenças respiratórias causam transtorno e perda de qualidade de vida, por isso é muito importante o conhecimento para tratá-las de forma correta e evitar as crises. Peça ao seu alergista o teste de pele que consiste em utilizar extratos diluídos de alérgenos  para realizar o teste, que pode ser feito através de inserção do alérgeno debaixo da pele ou pela aplicação deste sob um diminuto arranhão feito no braço. Existe também um outro teste diagnóstico chamado RAST, que utiliza uma amostra de sangue para determinar os níveis do anticorpo IgE circulante no sangue contra um alérgeno particular.

Pronto, agora é só tratar. O médico provavelmente vai te recomendar o uso de corticoides e anti-histamínicos, podem ser de uso sistêmico (que atuam no corpo todo, como injeções, comprimidos e xaropes) ou de ação localizada (cremes, pomadas, colírios, sprays ou inalatórios).

O controle ambiental é importantíssimo e a limpeza da casa e quarto devem ser feitas na ausência do alérgico e sem utilizar vassouras ou aspiradores de pó comum pois acabam espalhando poeira e ácaros pela casa, o ideal é utilizar os aspiradores próprios para alérgicos e panos úmidos. Evite carpete, tapetes, cortinas e tudo que possa juntar poeira ou ácaro, principalmente no quarto, e troque a roupa de cama semanalmente. Se tiver animal de estimação não deixe ele entrar no quarto e se tiver ar condicionado (veneno para alérgicos) mantenha o filtro sempre limpo.

Contato com cheiros fortes e fumaça de cigarro, seja no nível que for também poderá desencadear uma crise, portanto dormir em quarto recém pintado ou morar com fumante nem pensar, no caso do fumo peça para a pessoa fumar fora de casa.

A Camila Nogueira, do blog Apenas um Hobbie nos mandou o seu depoimento:

“Eu tenho bronquite e rinite alérgicas, também tenho alergia a qualquer antiflamatório e um antibiótico, na infância tinha de alguns alimentos e de corante vermelho. Tenho alergia a cheiros fortes, poeira, pó de giz, cheiro de mofo, cheiro de móveis de madeira muito novos ou muito velhos, etc. Quando era mais nova tinha mais alergia que hoje, meu quarto era só minha cama (com estrutura de alumínio) e um armário (também de alumínio), não tinha nenhum móvel, nenhum tapete, cortina, etc e até a janela era de alumínio. Já tentei homeopatia, já tentei tratamentos com um imunologista e nada funcionou, na época até piorou. Fiquei um bom tempo sem ir a escola pois tinha ataque de bronquite umas 4 ou 5x por dia. Hoje em dia estou bem melhor, mas não fiz nada, simplesmente foi amenizando conforme cresci. OBS: As alergias aos remédios são mais graves, obviamente, já fui parar no hospital várias vezes.”

Existem outros tipos de alergia, é o caso da leitora Geovana Magagnin:

“Eu sou a alérgica a dipirona e outros remédios antibióticos, é preciso um diagnóstico bem feito por um alergista para evitar certos acidentes, pois alguns medicamentos aceleram muito meu coração e outros incham minhas mãos em questão de segundos!!!”

Embora não exista a cura, você poderá aliviar suas crises alérgicas com informação e fazendo o tratamento correto.

Fonte: www.asmaticos.org.br e www.abcdasaude.com.br

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!