slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Boyhood, Da infância à juventude – Resenha de Casal

Boyhood – Da infância à juventude, conta a história de um garoto comum passando por seu amadurecimento até a fase adulta. Só isso já seria o suficiente para que o filme fosse tocante e doce, mas a forma como o diretor Richard Linklater gravou o filme o tornou uma obra única e sensacional.

Boyhood

Doze anos, foi o tempo que o Boyhood levou para ficar pronto e tudo foi gravado em segredo. O time de atores permanece o mesmo e o público vê nas telas o crescimento de Mason (Ellar Coltrane) dos 5 aos 18 anos. A história gira em torno do garoto, filho de pais separados e que precisa lidar com as dores e experiências comuns do cotidiano. O elenco ainda conta com Patricia Arquette, Ethan Hawke e Lorelei Linklater.

Para a gravação do filme, o diretor reuniu os atores por três ou quatro dias durante 12 anos. A dificuldade do desafio é visível, principalmente se tratando de atores mirins, mas o resultado é um filme fluído e de uma simplicidade impressionante.

Trata-se mais de um filme sobre a passagem do tempo do que sobre indivíduos. A trilha sonora de Boyhood casa perfeitamente bem, marcando cada ano. Além das músicas, foram utilizados muitos elementos da cultura pop para marcar a passagem de tempo, como videogames e lançamentos de livros.

O filme mostra o amadurecimento de forma muito real. Mostra como algumas situações traumáticas são logo esquecidas e outras aparentemente banais ficam guardadas pra sempre. São situações cotidianas que todo mundo já passou, tratadas de uma forma leve, mas que fazem o amadurecimento do garoto.

Boyhood é um filme único, com diálogos incríveis e uma direção muito bonita. É uma ótima escolha para assistir em casal.

Sinopse

O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Trailer

Curiosidades

– Richard Linklater selecionou sua filha Lorelei Linklater como Samantha, porque ela estava sempre cantando e dançando ao redor da casa e queria estar em seus filmes. Por volta do terceiro ou quarto ano de filmagens, ela perdeu o interesse e pediu para sua personagem ser morta. Linklater se recusou, dizendo que era violento demais para o que ele estava planejando (Lorelei finalmente recuperou o entusiasmo e continuou com o projeto).

–  O filme foi rodado durante 45 dias, de maio de 2002 a agosto de 2013, que, a grosso modo, abrange mais de 4.000 dias.

– Caso Richard Linklater viesse a falecer durante os 12 anos de filmagem, Ethan Hawke assumiria as funções de diretor.

– Como é ilegal nos EUA  assinar contratos com duração superior a sete anos, ninguém poderia assinar um contrato para o seu compromisso de 12 anos.

– Richard Linklater e sua equipe se reuniram anualmente para filmar o roteiro de Linklater sobre um menino que acabará por crescer e tornar-se um calouro da faculdade. O método de Linklater por trás da produção era essencialmente fazer diversos filmes curtos de 10 a 15 minutos ao longo de 12 anos, cada um representando um ano na vida do rapaz, e depois editá-los juntos como um longa-metragem.

– O filme começou a produção como “The Untitled 12 Year Project” e, em seguida, tornou-se apenas “12 Anos”. Mas, quando o filme foi terminado, Richard Linklater mudou o título para Boyhood: Da Infância à Juventude (2014), para evitar confusão com o semelhante-intitulado, ganhador do Oscar 2013, 12 Anos de Escravidão (2013).

– Na cena da fogueira, o filme mostrou pai e Mason falando sobre a possibilidade de um novo filme de “Guerra nas Estrelas”. Os planos reais para Star Wars: Episódio VII (2015) foram concebidos pela primeira vez após a aquisição da Lucasfilm pela Disney em 2012. Assim, pode-se dizer que o roteiro deste filme, em 2008, previu os planos de 2012. Eventualmente, este filme foi lançado no mesmo ano que o Episódio VII começou a ser filmado.

Fontes Omelete e Adoro Cinema

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.