slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

Churrasco – Aprenda a fazer

churraslide

Churrasco é bom e todo mundo gosta mas será que todo mundo sabe fazer um bom churrasco?

Em todos os churrascos que eu participei, a maioria dos homens queriam e achavam que sabiam pilotar a churrasqueira. Eu raramente assumo a função de churrasqueiro porque geralmente o churrasco acaba sendo feito por várias mãos e eu prefiro ficar na boa e comer o que sair, mesmo que esteja parecendo Carpaccio ou sola de sapato.

Porém, quando a reunião é bacana, é gostoso assumir a churrasqueira para servir um bom churrasco aos amigos, então chama a namorada para aprender como se faz um bom churrasco e ambos pilotarem juntinhos a churrasqueira.

Quando eu penso em carnes me vem na cabeça o nome do falecido Bassi, e é com ele que aprendi algumas das técnicas que vou ensinar, claro que você pode ir aprimorando do seu jeito afinal churrasco bom mesmo é aquele que você gosta.

churrasco

Primeiro você deve ir a um lugar confiável comprar as carnes, escolha as de aparência mais marmorizada com a gordura cor de manteiga. Fique atento ao tamanho, é muito comum querermos levar o maior pedaço mas uma picanha, por exemplo, não deve pesar mais que 1,1kg, se tiver mais do que isso vem com um pedaço de coxão duro junto.

A quantidade de carne para um churrasco é em média 500g para homens, 300g para mulheres e 150g para crianças até 8 anos.

As churrasqueiras de alvenaria são melhores para armazenar o calor, mas você ai se vira com a que tem. Em churrasco de família usamos aquelas desmontáveis bem simples, elas não são muito boas, são frágeis e não duram muito e algumas vezes já se desmontaram deixando o churrasco no chão rs.

155917147

O Carvão deve estar sempre em local seco, se estiver úmido não pega fogo e nem mantém a brasa. Para cada quilo de carne usa-se em média de 1 a 1,5kg de carvão e depois espalha-se uns 3 ou 4 pontos de álcool gel, sólido ou acendedor. Depois de 45 min em média a brasa estará bacanuda.

Salgue a carne com sal grosso apenas 5 minutos antes de levar a churrasqueira e deixe ela repousando perto do fogo sobre um prato para ir absorvendo o sal, nos pedaços menores o ideal seria triturar um pouco o sal.

Os convidados estão chegando então é hora de colocar as carnes no fogo, para saber se o fogo está legal, coloque sua mão 15cm da grelha e conte até cinco, se não aguentar está muito quente e se aguentar, o fogo está baixo. Para assar deixe as linguiças, por exemplo, a 40 cm da brasa, e não vá fura-las hein. Essa distância vale também para pedaços de carnes.

Já para grelhar postas ou bifes deixe a 15 cm da brasa. Vire as carnes apenas uma vez, quando o sangue começar a aparecer em maior quantidade na parte superior, vire a carne com um pegador. Quanto mais elástica ao toque, mais mal passada e quanto mais firme, mais bem passada. O ponto vai da sua preferência.

A picanha muito consumida, por exemplo, deve ser colocada com a gordura pra cima de 40 a 45 min e depois com a gordura para baixo por mais 10 a 15 min. Pedaços grandes devem sempre ficar na parte de trás da churrasqueira porque é onde tem mais calor.

146805522

Segundo o mestre Bassi o maior erro de um churrasqueiro é jogar água para abaixar a chama, o ideal é pegar cinza do churrasco anterior e colocar por cima. Churrasqueira também não é lixo, sem jogar palito, comida ou cigarro no carvão hein.

Acho que com essas dicas você consegue pilotar na boa a churrasqueira com a namorada, dividam as tarefas e façam do jeito que acharem melhor afinal não existe regra, são dicas de como fazemos um bom churrasco “Paulista”, pode ser que apareça algum Gaúcho dizendo que churrasco se faz no espeto e tudo mais… o importante é vocês se divertirem e confraternizarem o dia todo com os amigos.

Pra fechar uma curiosidade que a Vanessa achou por ai, eu achei inusitado mas pouco útil, olha ai:

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: Culinária Terra e Comidas e Bebidas Uol

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!