slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Como cuidar do seu peixe Betta

Quem nunca viu o famoso peixe Betta em um pote qualquer e minúsculo ? Conhecido por sua beleza , agressividade e principalmente pela fácil manutenção é um peixe ótimo para ser seu PET mas exige alguns cuidados básicos.

O Betta splendens tem origem no sudeste asiático. Sua versão selvagem é encontrada em águas na Tailândia, Camboja, e Vietnã. Seu habitat natural são águas estagnadas, pobres em oxigênio, como os alagados campos de cultivo de arroz.

Escolha do aquário

Esqueça o pote de maionese, copos, aquários redondos – que fazem mal pro peixe – e betteiras minusculas. O Betta pode até sobreviver mas certamente não viverá bem.  O ideal seria um aquário de no mínimo 20 litros e de preferência com até 40 cm de altura pois os Bettas respiram com a ajuda de um órgão chamado Labirinto – uma espécie de ”pulmão primitivo”- e por isso ele precisa subir até a superfície para engolir ar e respirar. Por isso, é interessante também decorar o aquário com substrato de sua preferência e plantas naturais altas, que além de ajudarem na qualidade da água servirão de “cama” para o seu Betta descansar. Você vai precisar de iluminação adequada também, para saber mais sobre aquários plantados de fácil manutenção vejam esse ARTIGO

O termostato é fundamental, Bettas assim como qualquer outro peixe sofrem com variações bruscas na temperatura da água. O termostato mantém a temperatura da água constante diferente dos aquecedores que não se desligam podendo esquentar  demais a água.

Veja uma montagem básica para Bettas:

 

Ciclagem e Parâmetros da água:

betta-splendens

Muitas pessoas que mantém um Betta ignoram os parâmetros da água.  O teste de PH é muito importante pois cada espécie vive em uma faixa de PH. Não se esqueça também de usar um condicionador de água – prime ou aquasafe – para retirar cloro, cloramina e metais pesados da água antes de utilizá-la.

Conheça as necessidades do Betta:

Calma, ainda não é hora de comprar o seu Betta, o aquário precisa “ciclar”. A ciclagem é a colonização de bactérias nitrificantes que são responsáveis pela transformação da amônia e nitritos presentes na água. Num aquário recém montado que não possui essa colônia de bactérias, os níveis de amônia, gerada por restos de alimentos ou fezes poderão intoxicar seu Betta.

Caso queira saber mais sobre ciclagem, veja aqui.

Alimentação:

download (11)

Seu aquário está montado e ciclado? Então é hora de colocar o seu Betta , lembre-se que são peixes extremamente territoriais e portanto só poderá manter apenas um Betta macho.

Na natureza sua alimentação é basicamente feita de mosquitos, larvas e vermes e portanto precisam de algo em torno de 40% de proteínas na ração. Esqueça as famosas rações de bolinha que podem levar o seu Betta a ter sérios problemas digestivos e opte por uma ração de qualidade própria para a espécie.   Se puder, de umas duas vezes por semana alimentos vivos:  artêmias, Bloodworms , Larva do besouro do amendoim, etc .

 Reprodução

4 (1)

Por que não tentar reproduzir seu Betta? Depois de estudar a espécie e conseguir mantê-la de forma adequada você pode dar um passo adiante e por isso te indico este ARTIGO  que contém um tópico bem completo sobre o assunto e certamente irá te ajudar

Fiquem com mais algumas imagens de ideias de aquários e a anatomia do Betta

aquario-para-peixe-betta-7 IMG_0852 BETTANATOMY

 

Caso a sua namorada se interesse, é um ótimo presente!

Tem aquário? Manda uma foto pra gente lá no nosso GRUPO DO FACEBOOK

 

Fonte: aquahobby , bettabrasil e mundoaquatico

 

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!