slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

Cortes da Carne Bovina

carne-slide

Você conhece os vários cortes da carne bovina? Sabe qual o preparo indicado para cada peça? Confira neste post:

Acém

Cortes da Carne Bovina

É o maior pedaço e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra que deve ser cozida. Muito versátil, pode ser utilizado em ensopados, picadinhos, assados, cozidos, carne moída, refogados, bifes de panela, carnes recheadas ou preparadas com molho.

 

Alcatra

alcatraMelhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio e se divide em: ponta de alcatra, usada para bifes, e alcatra propriamente dita, boa para assados e grelhados. Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha, porém devem-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.

Contrafilé

contrafileCarne proveniente do lombo do boi, macia, redonda, firme e de paladar bem acentuado. Possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.

 

Coxão duro

coxaoduroÉ um músculo grande, com fibras mais longas e rijas e gordura concentrada na parte externa. Exige cozimento lento, sendo ideal para assados de panela, rosbifes, carne recheada, cozidos ou utilizado moído em molhos e refogados.

 

Coxão mole

coxaomoleÉ um músculo do interior da perna, arredondado, com fibras curtas e consistência macia. Indicado para assados, ensopados, picadinhos, escalopes, milanesas, bifes finos e enrolados, ou então para refogados e molhos, na forma moída.

 

Costela

costelaÉ a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.

Filé mignon

filetmignonCarne muito macia, que se localiza ao longo do dorso do animal e pesa cerca de 2 kg. Corte mais caro por não possuir nervos, gordura ou osso. Tem sabor adocicado e menos acentuado que a alcatra e o contrafilé. Próprio para bifes, medalhão, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos.

Lagarto

lagartoCarne com coloração mais clara, fibras longas e magras e formato arredondado, alongado e bem definido. Preparo típico é a carne de panela, carne desfiada (carne louca) podendo ainda ser usado em assados e rosbifes. Ainda cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio. Seu peso pode variar de 1,5 a 2,5 kg, de acordo com o porte do animal.

Maminha

maminhaÉ a parte mais macia da alcatra, que pesa cerca de 1,5 kg. É suculenta e tem um sabor mais suave do que o da picanha. Muito utilizada para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.

 

Músculo/Ossobuco

musculoCorte muito saboroso e indicado para o preparo de caldos e molhos, carnes de panela e também sopas. Com osso, é chamado de ossobuco.

 

 

Patinho

patinhoCarne bovina localizada na parte traseira. É a parte menos macia da alcatra. Próprio para bifes de panela, assados e ensopados, é também indicado para almôndegas e bolos de carne.

 

 

Picanha

picanhaÉ parte da alcatra, mais marmorizada, de forma triangular, e com uma boa camada de gordura. Apresenta maciez, sabor acentuado e de fácil preparo. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. É boa para assados ou bifes. Vale lembrar que a picanha pesa entre 1kg e 1,5kg, portanto, no momento da compra, se você encontrar peças maiores, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.

Rabo

raboParte adequada para cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Pode ser preparada em pedaços – separando-se as vértebras individualmente – ou numa só peça. Quando preparada com osso, o molho se torna mais saboroso e encorpado.

 

Curtiu as dicas? Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: Nestlé

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.