slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Festival do Japão – Casal nas Ruas

Nós gostamos muito dos japoneses e da sua cultura, por isso estivemos no Festival do Japão  para apreciar a culinária, danças e também o WCS, campeonato de Cosplay.

A 17º edição do FESTIVAL DO JAPÃO acontece nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2014 no Imigrantes Exhibition & Convention Center (ex-Centro de Exposição Imigrantes – Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo.

Neste ano, o maior e melhor festival da cultura japonesa do mundo terá o tema “A ORIGEM DA FELICIDADE”. A busca da felicidade é um dos temas centrais do Budismo, cuja filosofia encoraja a humanidade a praticar a compaixão, a gentileza e o respeito a todos os seres.

No Relatório Mundial de Felicidade, pesquisa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), o povo brasileiro é mais feliz, ou pelo menos se sente melhor sobre os rumos da sua vida, do que o povo japonês. Segundo o levantamento, o Brasil, com todos seus problemas econômicos e sociais, ocupa atualmente a 24º posição do ranking, enquanto o Japão ocupa a 43ª posição.

Neste ano, em que todos os brasileiros sentem a felicidade de sediar a Copa da Mundo, o FESTIVAL DO JAPÃO vai estimular uma reflexão sobre a origem da felicidade, esse sentimento único e verdadeiro do ser humano. 

ATRAÇÕES

Durante os três dias do evento, que reúne público de 190 mil pessoas, são oferecidas atividades culturais gratuitas ao público, com destaque para a arte do origami (dobraduras), kirigami (origami arquitetônico), shodo (caligrafia japonesa), ikebana (técnica de arranjo floral), sumiê (desenho com tinta sumi, à base de carvão), entre outras artes do Japão.

O Palco Principal e o Palco Cultural trazem as danças típicas e folclóricas da cultura japonesa, como o Yosakoi Soran (dança da província de Hokkaido), o Shan Shan Kasa Odori (dança da província de Tottori) e o Kagura (teatro da província de Hiroshima), além das apresentações dos principais grupos artísticos da comunidade nipo-brasileira, com taikô (tambores japoneses) e shamisen (instrumento de cordas).

Todas as atividades culturais são gratuitas e abertas ao público, possibilitando uma viagem cultural ao Japão na cidade de São Paulo.

O FESTIVAL DO JAPÃO foi criado pelo KENREN (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) em 1998, para comemorar os 90 anos da imigração japonesa no Brasil, e com o objetivo de divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições e os conhecimentos culturais para as novas gerações.

DESTAQUES

ÁREA DA CRIANÇA

Um recanto especial para as crianças. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), atividades culinárias, contos e lendas japonesas, esportes e recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES

Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa, gratuitos e abertos ao público. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

ÁREA DA TERCEIRA IDADE

Refletindo a preocupação social do evento, o FESTIVAL DO JAPÃO mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

PALCO PRINCIPAL

Nos três dias do FESTIVAL DO JAPÃO, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas. Para animar o público, o Palco Principal traz os cantores e as atrações mais conhecidas da comunidade Nikkei, além de atrações internacionais.

MISS NIKKEY BRASIL

O tradicional concurso Miss Nikkey, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, elege a mais bela representante de toda a comunidade nikkei. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.A final acontece no sábado, 05 de julho, a partir das 18 horas.

WCS – FINAL BRASILEIRA

O World Cosplay Summit (WCS) é o Campeonato Mundial de Cosplay, que reúne os melhores cosplayers em uma disputa pelo título no Japão. A final do campeonato nacional, organizada pela Editora JBC, tem a participação de cosplayers de todo Brasil, elegendo a dupla campeã que representa o Brasil na final do WCS, no Japão. Será no domingo, 06 de julho, a partir das 18 horas.

PRAÇA DE GASTRONOMIA

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão está presente no evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

Confira as fotos que tiramos com dois dos jurados do WCS, Érico Borgo e Élcio Sodré.

Festival do Japão IMG_4298

fonte www.festivaldojapao.com

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!