slide
Read More

Vamos fazer de conta que isso nunca aconteceu…

Resenha
slide
Read More

A Morte do Capitão América

– Resenha Literária
slide
Read More

Mês das Crianças no Escape Hotel

slide
Read More

Festival da Batata e do Milkshake

slide
Read More

Primer Pore Minimizing Smashbox

slide
Read More

Maionese #TodeCacho

Resenha

Ocupação Laerte – Exposição sobre a Cartunista em São Paulo

laerte

Começa hoje no Itaú Cultural a Exposição Ocupação Laerte, que irá expor mais de dois mil trabalhos da cartunista realizados desde a década de 70.

A exposição conta com curadoria do também quadrinista Rafael Coutinho, filho da cartunista e cenografia de Fred Teixeira.

A figura do minotauro, que guarda o labirinto na mitologia grega, é recorrente na cenografia da exposição, que aborda diversos momentos da vida e produção da cartunista. A participação no movimento sindical e na luta pelas diretas, publicações durante décadas nos maiores jornais do país, parcerias com Glauco e Angeli, sua mudança de estilo em 2004 e o ativismo nas questões de gênero estão presentes na exposição.

Ocupação Laerte

Foto: André Seiti

Sobre Laerte

Laerte trabalha profissionalmente com quadrinhos desde a década de 1970. Foi fundadora, com o artista visual Luiz Gê, da revista universitária Balão, que revelou uma série de talentos na área dos quadrinhos. Venceu o 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1974. Em 1978, fundou, com o jornalista Sérgio Gomes, a Oboré, agência especializada em material de comunicação para sindicatos e movimentos sociais. Na década de 1980, publicou na Circo, tanto nas revistas de outros desenhistas (como a Chiclete com Banana, de Angeli) quanto em sua própria, a Piratas do Tietê.

Laerte_foto_Andre_Seiti-400x600

Foto: André Seiti

Publicou também, ao longo desse período, tiras e cartuns na Gazeta Mercantil, na Folha de S.Paulo e no Estado de S. Paulo, entre outros jornais. Criou nesses veículos dezenas de personagens – entre eles o Hugo (que se tornou Muriel), os Gatos, o Overman, o Fagundes, o Síndico. Na década de 2000, terminado um “ciclo”, como conta, abandonou os personagens e passou a explorar outros tipos de narrativa: não só o humor, mas também o absurdo, a metalinguagem e a autobiografia, além de outros estilos de traço e materiais pictóricos.

8w4ff5rbnraypvi4es1ar4y00 dgoo0kuh9iyfk90zvr09vf0dq PIR.1075-991114

Confira o teaser da exposição:

Ocupação Laerte

Onde: Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149
Bela Vista – Centro – São Paulo – SP

Quando: de 20/09 à 02/11

Horário: Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 09:00 às 20:00
Sábados e Domingos das 11:00 às 20:00

Quanto: Entrada Franca

Saiba mais no site do Itaú Cultural.

Não esquece de seguir a gente no facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.