slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Os Cavaleiros do Zodíaco

Nos anos 90 todo menino (e menina também, por que não?) curtia Os Cavaleiros do Zodíaco, Anime que virou febre na extinta Rede Manchete fortalecendo a cultura pop japonesa por aqui.

Os Cavaleiros do Zodíaco  images (6)

Me lembro de voltar da Escola, comer meu macarrão na manteiga e esperar por um episódio inédito (ou não) de Os Cavaleiros do Zodíaco. Era o ponto alto do meu dia, ver os cinco Cavaleiros vestirem suas armaduras sagradas baseadas em diversas constelações para defender a reencarnação da deusa grega Atena.

Quando terminava eu ia brincar com meus bonequinhos dos Cavaleiros ou ler a minha revista herói, mas falarei disso mais para frente, agora vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Mangá e Anime de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Em 1986, Masami Kurumada iniciou a série nas páginas do Mangá Weekly Shonen Jump, revista semanal publicada pela Shueisha. Saint Seya, o nome original da série, foi publicado até 1991.

Saint Seiya ou Os Cavaleiros do Zodíaco por aqui, rendeu 28 volumes takonhon (compilação completa da série) entre outras compilações até edições de luxo e claro, o tão famoso Anime.

seiyamangá

A Toei Animation foi a responsável por animar o orfão Seya de Pégaso e seus companheiros que só sabiam gritar seu nome e o de Athena, digo, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix. O restante dos Cavaleiros de Bronze eram tipo o Yamcha de Dragon Ball Z.

cdz-animesgoldsilver

O Anime fez muito sucesso em diversos países da Europa e América Latina. Aqui no Brasil chegou em 1 de setembro de 1994, em uma permuta que a Samtoy ofereceu para a Rede Manchete, 52 episódios gratuitamente em troca da exibição de 3 comerciais de TV dos bonecos Action Figures de Os Cavaleiros do Zodíaco, que foram febre por aqui assim como o Anime e venderam mais de 900.000 bonecos. Abaixo estão as fotos dos bonecos clássicos que me restam, detonei alguns na época, principalmente o Seya, de tanto brincar.

557778_3796692753683_1659979385_n

Me lembro da Duda Little, Pat Beijo e da Japonesinha Mitsui que apresentavam os programas na Manchete. Os Cavaleiros do Zodíaco ficaram no ar na Manchete até 1997, batendo recordes de audiência, retornaram ao Cartoon Network em 2003 e em 2004 na Bandeirantes até 2007.

Diferente do Mangá, que tinham as sagas do Santuário, Blue Warriors (História solo do Hyoga), Poseidon e Hades, a séria de TV clássica teve uma nova saga, a de Asgard, novos personagens e lutas maiores devido ao fato de que quando o anime começou a ser produzido, o mangá não estava finalizado.

Nessa época não tinha internet e a revista Herói bombava, criada pela Conrad Editora, que também lançou os mangás por aqui. A revista Herói era voltada ao acompanhamento de séries de TV, especialmente de super-heróis, tratando de spoilers, bastidores e curiosidades sobre as séries. Me lembro que o Marcelo Del Greco era quem escrevia sobre Os Cavaleiros do Zodíaco. Eu ficava louco querendo saber os spoilers da batalhas das 12 casas contra os Cavaleiros de ouro.

Revista Heroi Edição nº 09 12ouro2

No Japão, o último episódio produzido foi exibido em 1989, também tiveram  3 curtas metragens e 1 longa metragem, lembro que ficava ansioso demais para ir na locadora alugar o vhs desses filmes.

Infelizmente uma das melhores sagas, a de Hades, não foi produzida em Anime, parece que Masami Kurumada teve problemas com a Toei Animation. Somente em Novembro de 2002 foi lançado o primeiro OVA (Original Video Animation = episódio feito diretamente para vídeo/dvd, não sendo exibido como um episódio de série de TV) da saga de Hades, foram produzidos 13 ovas da fase do santuário de Hades. Em fevereiro de 2006 foram lançados 6 Ovas da primeira parte da fase Inferno de Hades e em 2007 os 6 episódios finais. Somente em 2008 a Saga de Hades foi concluída com mais 6 OVAS referentes a Fase Elíseos.

saga_hades_santuario

Em 2004 um novo longa metragem, intitulado Tenkai Hen – Josô – Overture (Prólogo do Céu – Abertura) foi lançado no Japão. Os fãs achavam que com isso a Saga de Zeus poderia ser produzida, o que não aconteceu.

Em 2002 surgiu um novo mangá chamado Episódio G, conta com o roteiro de Masami Kurumada, e traços de Megumu Okada, o que não agradou  boa parte dos antigos fãs por ter um traço muito diferente. Com o passar do tempo, o mangá foi evoluindo e ganhando respeito porém foi interrompido em 2008. Em 2006 Masami Kurumada anunciou dois novos mangás, Lost Canvas e o Next Dimension desenhados por Shiori Teshirogi. Ambos os mangás contam a mesma história, só que sob pontos de vistas diferentes, e continuam em produção nos dias de hoje.

Em 2009 Lost Canvas virou Anime, foram duas temporadas de 13 OVAS cada até agora.

Uma nova série de anime da Toei Animation, com o nome Saint Seiya Ω, começou a ser exibida em abril de 2012. É uma história original (spin off), que não segue a continuidade do mangá de Kurumada. A história se passa 25 anos após a série original (se passando por volta de 2012), contando a história de Kouga, uma criança que foi criada por Saori Kido e treinado por Shina de Cobra para se tornar o cavaleiro de pégasus.

E vem ai um novo filme de Os Cavaleiros do Zodíaco, “A Lenda do Santuário”,vai estreiar no Brasil dia 11 de setembro deste ano. A data coincide com o aniversário de 20 anos da primeira exibição do anime na TV brasileira, ainda pela extinta Manchete.

A animação, toda feita em computação gráfica, dará aos cavaleiros um novo visual, mas contará basicamente a história da saga do santuário.

960115_649980395064146_577051833_n

Ufa, acho que com isso já dá pra entender um pouquinho do que foi o sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco e matar a saudade!

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

 Fonte:Wikipédia, Jblog Temaki e  www.cavzodiaco.com.br

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!