slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Programas Infantis da Rede Manchete

Relembre o canal que ficou conhecido por exibir diversas séries de tokusatsus e animes como Jaspion e Cavaleiros do Zodíaco, a Rede Manchete.

Manchete

Me lembro de voltar da escola, comer meu macarrão na manteiga e ficar curtindo a Rede Manchete, o antigo canal 9 aqui em São Paulo. Sem dúvida era a melhor opção para as crianças, eu nem lembro da programação infantil dos outros canais.

Por isso, o foco dessa postagem será os infantis da Rede Manchete, mas antes para quem não lembra ou não sabe vou contar um pouquinho da história da emissora.

Foi uma rede de televisão brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch. A emissora permaneceu no ar até ao dia 10 de maio de 1999. A Manchete assustou um pouco as outras emissoras na época.

Pantanal-1

Um de seus marcos principais se dá pela cobertura do carnaval carioca com Feras do Carnaval e Esquentando os Tamborins, exibidos ao longo da programação mostrando os preparativos da festa. Na dramaturgia teve telenovelas de sucesso como  Dona Beija (1986), Helena (1987), Corpo Santo (1987),Kananga do Japão (1989),  A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), Tocaia Grande (1995), Xica da Silva (1996) e o maior deles Pantanal exibida em 1990 que forçou a TV Globo a alterar sua grade consolidada para estancar a perda de audiência de sua linha de shows.

Xuxa

Foi a Manchete que revelou a apresentador Xuxa, saída diretamente das capas de revistas masculinas para estrear como apresentadora do programa infantil Clube da Criança. 3 anos depois ela foi contratada pela Globo e a Manchete revela então outro rostinho bonito conhecido de vocês para substituir a Rainha dos Baixinhos, a Angélica com apenas 13 anos.

05

O Clube da criança apresentava desenhos animados e séries tokusatsus:  Jaspion, Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban,Lion Man, Black Kamen Rider, Maskman, Cybercops, Spielvan, Kamen Rider Black RX, Patrine, Winspector e Solbrain.

Vou falar um pouco das que eu mais curtia começando por Jaspion:

Jaspion

Foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988 até meados de1994. A série desencadeou uma febre épica e jamais vista pelo gênero de super-heróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu, chegando a superar a audiência da Globo.

No planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz de distância da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Acreditando nas profecias da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu “pai” os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo (metalEjinium); a androide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante.

Changeman:

changeman1

Também foi um grande sucesso exibido a partir de 1988 até meados de1994.

Cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são banhados pela Força Terrestre (Earth Force) e adquirem cada um os poderes de um densetsu-ju (animal lendário): Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Com um vasto arsenal e o poderoso Change-Robô eles lutam contra os alienígenas de Gôzma, um império galáctico cuja sede fica no planeta de mesmo nome, e que conquistara e anexara um número sem-fim de mundos.

Flashman:

Choushinsei_Flashman

Estreou em 13 de março de 1989, onde ficou até 1992

Em 1966, cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.

Graças ao sucesso dessas séries é que que chegaram os animes Cavaleiros do Zodíaco (episódios e em OVA), Samurai Warriors, Shurato, Yu-Yu-Hakushô, Sailor Moon, Super Campeões e US Mangá.

cavaleiros_do_Zodiaco1

Já fiz uma postagem especial sobre o meu anime preferido e sem dúvida um dos maiores sucessos da Rede Manchete, Cavaleiros do Zodíaco.

Falarei então de um outro anime muito querido por aqui, Yu-Yu-Hakushô.

111111111111111111111111111111111

É uma série de mangá escrita e desenhada pelo mangaka Yoshihiro Togashi e posteriormente adaptada para um anime produzido pelo Estúdio Pierrot.  Começou a ser exibida  em novembro de 1996 trazido pela falida Tikara Filmes.

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um bad boy que morreu atropelado ao tentar salvar uma criança. Como seu ato foi inesperado por todos, principalmente pelo Mundo Espiritual, Yusuke teve a chance de voltar a viver quando decidiu salvar uma amiga de infância em troca de seu retorno ao Ningenkai. Ao retornar à vida na Terra, descobre que uma condição para o seu retorno era a de se tornar um Detetive Sobrenatural. Devendo se dedicar a combater os demônios e monstros do Mundo das Trevas que por um acaso venham a se infiltrar no Mundo dos Homens.

 Após a saída da Angélica em 1993 o “Clube da Criança” ainda continuou , passaram por lá passaram Patty Beijo, a atriz Milla Christie e a garotinha Debby, permanecendo no ar até 1998.

Outro programa que fez parte da minha infância foi o Dudalegria, em 1995. Em um cenário bem simples, era apresentado pela apresentadora Duda Little. Outros programas infantis também eram transmitidos na época como A Turma do Arrepio e Clube do Seu Boneco. Até Sandy e Junior e Tiririca tiveram seus programas na Manchete, rs.

a-volta-de-friends

Além desses programas, a Manchete também exibiu desenhos clássicos: Calvin e o Coronel, Dartagnan e os Três Mosqueteiros, Don Quixote de la Mancha, Família Drácula, O Pirata do Espaço,Super Tiras, Patrulha Estelar, Superaventuras, Família Tró-ló-ló, Josie e as Gatinhas, Lorde Gato, Marmaduke, A Turma do Abobrinha, Goldie Gold e Manda-Chuva e  também os sitcoms Seinfield e Friends.

Ou seja, é claro que a minha escolha era a Manchete, minha infância foi melhor graças a atenção que a rede dava a programação infantil.

Foi muito legal fazer esse post, sensação de Nostalgia total, falando nisso até me senti um pouco o Felipe Castanhari – Bro que tem um canal fodalhão no youtube que se chama Nostalgia – rs.

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Fonte: Wikipédia e redemanchete.net

Comentários

comments

Videomaker, Técnico em informática, ex-Sacripanta, Vj da ex-mtv por 15 minutos e o mais importante, namorado da Vanessa, a parte do casal que presta nesse blog!