slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Ron Mueck – Exposição na Pinacoteca

Acontece na Pinacoteca até o dia 22 de fevereiro a Exposição das obras de Ron Mueck. Nós estivemos por lá e ficamos fascinados com tamanho realismo.

Sobre Ron Mueck

Ron Mueck é conhecido por suas esculturas, algumas delas monumentais, de figuras humanas extremamente parecidas com a realidade, capazes de iludir o observador. Filho de uma família alemã de fabricantes de brinquedos, o artista desde criança conviveu com técnicas de criação e animação de bonecos, mas nunca teve uma formação artística tradicional. Passou anos trabalhando com efeitos especiais e animação de personagens para televisão, cinema e publicidade. Começou a se dedicar mais à produção artística na década de 1990, após colaborar com sua sogra, e também artista Paula Rego, na produção de pequenas figuras para uma exposição dessa artista em Londres.

Ron Mueck

Ron Mueck é conhecido por utilizar diversos materiais e técnicas para criar suas esculturas, tais como fibra de vidro, resina, silicone e acrílico, a partir de um primeiro modelo de argila. Veias, unhas, pelos e outros detalhes são produzidos com perfeição. Não fosse pela alteração na escala, suas figuras poderiam ser confundidas com pessoas reais, mas elas são sempre maiores ou menores que uma pessoa real. Em rara declaração sobre suas obras, Mueck declarou: “Eu nunca faço figuras em tamanho real, porque nunca me pareceu interessante. Nós conhecemos pessoas de tamanho real todos os dias”.

Diferente de outras exposições em que estivemos, a entrada não é distribuída por horário. O que resulta em um bom tempo na fila. Fomos em uma terça-feira de manhã e ficamos cerca de duas horas na fila. Não fosse o sol rachando bem encima da nossa cabeça, daria para dizer que foi um tempo razoável. Até conhecemos outro casal na fila, a Sara e o Lucas enfrentaram o sol escaldante conosco na fila, rs.

Ron Muecksara-lucas

A exposição é composta por 9 esculturas e o filme Natureza Morta: Ron Mueck trabalhando (2013). O filme é muito interessante e mostra o processo de trabalho do artista, extremamente minucioso e solitário.

As obras retratam, através do hiper-realismo, figuras em momentos cotidianos, totalmente absortas em seu mundo. A perfeição com que tudo é reproduzido é perturbador. Veias, rugas, cílios, unhas, tudo é muito realista.

_MG_6657

Embora a exposição seja um tanto curta e deixe aquele gostinho de quero mais, é um rolê indispensável para fazer a dois. Mas, caso você more longe ou não tenha como conferir, aí vai a nossa super galeria de fotos:

Ron Mueck
20 de Novembro de 2014 a 22 de Fevereiro de 2015
Terça a domingo, das 10h às 18h, entrada até às 17h30
Entrada 3,oo e 6,oo reais.
Quinta, das 10h às 22h, com entrada gratuita a partir das 17h.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Estação Luz do Metrô.

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.