slide
Read More

Nossas Noites – Kent Haruf

slide
Read More

Linha Óleo de Coco – Novex

slide
Read More

3 coisas – pH, kH e gH (explicação SIMPLES)

slide
Read More

5 coisas que você precisa saber sobre o Beijador – Minha Fauna

Setembro Amarelo

Você sabe o que é o Setembro Amarelo? O setembro amarelo é uma ação criada pelo IASP (Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio) para alertar sobre a prevenção do suicídio.

Você sabia que a cada 45 segundos, alguém no mundo tira a própria vida? E para cada morte, cerca de 10 a 20 pessoas tentam suicídio. A taxa de suicídios entre adolescentes de 10 a 14 anos aumentou 40% nos últimos 10 anos.

O Setembro Amarelo surgiu para alertar a população da possibilidade de evitar essas mortes. O suicídio ainda em um tabu social, o que nos impede de saber como agir para auxiliar quem está passando por momentos difíceis.

Confira 5 sinais que podem levar a comportamentos suicidas:

Setembro Amarelo

Frases de Alarme

Muitas vezes, ao ouvir pessoas dizendo que “querem morrer”, nós acreditamos que o comportamento seja somente para chamar atenção, porém, é importante ficar atento à pessoas que expressam esse tipo de sentimento. As frases de alarme podem ser um pedido de socorro.

Businessman Thinking on Steps

Reações a Mudanças Inesperadas

Algumas pessoas, ao encontrarem-se fragilizadas, tem dificuldade de lidar com mudanças inesperadas e situações que não podem ser previstas. Preste atenção ao comportamento de pessoas deprimidas e fragilizadas frente à mudanças.

1832013843281

Depressão e Drogas

Quase 100% dos casos de suicídios acontecem com pessoas que enfrentam transtornos mentais, como a depressão. Além disso, 50% dos casos está associada ao consumo de álcool e outras drogas.

adolescente-rebelde

Adolescência

É importante ficar atento ao que é um comportamento típico da adolescência e o que pode ser um sinal de depressão aguda. O número de casos de suicídio entre adolescentes cresce a cada ano.

tumblr_m46yxxMWnL1qi1hkwo1_400

Melhora Inesperada

Quando um paciente que apresenta sinais de depressão, aparenta uma melhora muito brusca de humor, pode ser um indício da intenção de suicídio. É importante acompanhar o paciente e ficar atento.

O que podemos fazer para ajudar?

É importante ficar ao lado da pessoa que apresenta comportamento suicida e não deixa-la sozinha. Além disso, converse com a pessoa e deixe que ela fale sobre o que está sentindo. Nesses casos, a ajuda profissional é fundamental, acompanhe seu ente querido à um terapeuta ou solicite orientação.

Setembro-amarelo

Como ajudar o Setembro Amarelo?

A gente apoia a campanha e você pode ajudar também. Neste mês, compartilhe matérias e conteúdo sobre a prevenção do suicídio e ajude a espalhar essa campanha. Você também pode postar fotos nas redes sociais vestindo amarelo ou com objetos da cor e utilizando a #setembroamarelo.

Fontes: Joice Lamas Psicologa e Galileu.

Não deixe de curtir nosso facebookinstagram e twitter pra não perder nada!

Comentários

comments

Designer metida a Valente. Apaixonada por livros, maquiagem, cabelos e cores. Namorada que aguenta as palhaçadas e músicas ruins do Paulo.